top of page
  • Admin

O meu marido é muito ciumento e, às vezes, exalta-se e insulta-me, depois pede desculpa. É normal?

Antes de responder à questão, gostaria apenas de sublinhar que não se pode justificar os insultos e outros comportamentos abusivos com os ciúmes. Usar os ciúmes como justificação para um comportamento violento é apenas uma forma camuflada de responsabilizar a vítima pela agressão de que ela própria está a ser alvo. Os ciúmes (muitas vezes romantizados) são a desculpa perfeita para a violência nas relações de intimidade.

Quanto à sua questão, não, não é normal! A violência nas relações de intimidade distingue-se dos demais crimes devido à sua previsibilidade, sendo alimentada por um ciclo constituído por três fases – aumento da tensão, ataque violento e lua-de-mel.

É precisamente sobre esta última fase que lhe vou falar neste post!

A lua-de-mel é a fase que surge após o ato violento (seja físico ou não), na qual o/a agressor/a diz estar arrependido/a, fazendo promessas de amor e tornando-se amável, de forma a conseguir uma reconciliação. É igualmente nesta fase que o/a agressor/a envolve a vítima de carinho e atenções, desculpando-se pelas agressões e prometendo mudar o seu comportamento.

Durante esta fase, a vítima é invadida por um misto de sentimentos como medo, confusão, culpa e ilusão, o que faz com que frequentemente perdoe o/a agressor/a. A este respeito, gostaria de terminar deixando-lhe uma questão para a fazer refletir: quantas vezes este ciclo já se repetiu?

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page