top of page
  • Admin

Quando a minha namorada se irrita ela empurra-me e arranha-me. Tenho vergonha de contar isto…

Ser vítima de um determinado acontecimento pode acontecer a qualquer pessoa, independentemente do género, raça ou cor. Nenhuma pessoa está livre de passar por uma situação de vitimação. Todos/as nós em determinado momento da vida podemos tornar-nos vítimas de um furto, de uma fraude, etc., não devendo estas situações ser motivo de vergonha.

Acontece que infelizmente ainda vivemos numa sociedade patriarcal onde homens e mulheres não são tratados da mesma forma. Quantas vezes já disse ou ouviu as célebres frases: “Os homens não choram”, “Ele leva porque quer, se não podia defender-se”, “Ele tem mais força, não faz nada porque não quer”?

É do conhecimento comum que a violência doméstica afeta desproporcionalmente as mulheres e, por causa disso, muitas vezes caímos no erro de pensar que os homens não podem ser vítimas deste crime. A verdade é que os homens também podem ser vítimas de violência doméstica, ainda que a maioria destes reaja de forma silenciosa às agressões.

Independentemente de quem seja a vítima, a violência doméstica é um crime, portanto deve ser denunciado! A pessoa agressora tem que ser responsabilizada. Não nos podemos deixar intimidar pelo preconceito da sociedade patriarcal onde ainda vivemos. Não podemos permitir que estas barreiras nos impeçam de pedir ajuda.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page